Pela primeira vez no Centro Oeste, Goiânia sediará uma Conferência Brasileira de Melanoma (CBM), um dos principais congressos de câncer de pele no mundo

unnamedA 11ª Conferência Brasileira sobre Melanoma terá como tema “Melanoma cutâneo no dia a dia, do consultório à excelência no tratamento” e será presidida pelo oncologista do Hospital Araújo Jorge, Flávio Cavarsan. Promovida pela Sociedade Grupo Brasileiro de Melanoma, o objetivo da conferência é aprimorar, atualizar e disseminar os conhecimentos científicos sobre o melanoma cutâneo no meio especializado brasileiro, além de trocar experiências entre especialistas brasileiros com os destaques internacionais no assunto. “Esse encontro é uma educação médica especializada continuada e sem dúvida trará benefícios incontestáveis para os pacientes sem esperança com doença metastática,” afirmou Cavarsan, que além de responsável por fazer de Goiânia a sede dessa conferência, foi também escolhido 1º vice presidente do Grupo Brasileiro de Melanoma (GBM) para o biênio 2013-2015.

O melanoma cutâneo é um tipo de câncer de pele que tem origem nos melanócitos (células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele) e tem predominância em adultos brancos. Embora o câncer de pele seja o mais frequente no Brasil e corresponda a 25% de todos os tumores malignos registrados no País, o melanoma representa apenas 4% das neoplasias malignas do órgão, apesar de ser o mais grave devido à sua alta possibilidade de metástase (quando o tumor se espalha por outras partes do corpo).

O prognóstico desse tipo de câncer pode ser considerado bom, se detectado nos estádios iniciais. Nos últimos anos, houve uma grande melhora na sobrevida dos pacientes com melanoma, principalmente devido à detecção precoce do tumor.

Para discutir novas perspectivas de tratamentos, pesquisas e novas condutas respaldadas pela comunidade científica, trazendo benefícios diretos e indiretos aos paciente estarão presentes importantes destaques internacionais, como o oncologista clínico americano, Sanjiv Agarwala; a  dermatopatologista americana, Jane Messina; o cirurgião oncológico americano, Merrick Ross; o dermatologista italiano, Giovanni Pellacani e a dermatologista suíça,  Simone Goldinger, além dos cirurgiões oncológicos, dermatologistas, oncologistas clínicos, dermatopatologistas e cirurgiões plásticos, especialistas no cenário nacional que atuam em câncer de pele, especialmente o melanoma.

O evento contemplará novos conceitos na abordagem do linfonodo sentinela em melanoma, avanços diagnósticos como mapeamento corporal total e microscopia confocal, recentes avanços em marcadores tumorais e biologia molecular e principalmente a nova era de terapias sistêmicas e locais para o melanoma avançado com as imunoterapias, terapias alvo e oncolíticos locais.

 

Serviço:

11ª Conferência Brasileira sobre Melanoma

Data: 13 a 15 de agosto de 2015.

Horário: das 08H às 17H.

Local: Centro de Convenções de Goiânia – Auditório

Endereço: Rua 04, 1400 , Setor Central

Entrevistas inclusive, por telefone:

Médico responsável: Dr. Flávio Cavarsan, oncologista do Hospital Araújo Jorge e presidente da 11ª Conferência Brasileira sobre Melanoma.

(Visited 4 times, 1 visits today)

Nathan Sampaio

Mato-grossense, 24 anos, criador e editor do Midiacult e jornalista. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Mato Grosso decidiu, depois de ser vendedor, projetista, assessor, social media, diagramador e web designer, que também queria um site. E tá aí, o Midiacult pra vocês.