Vitrine do Conhecimento 2017 recebe Doutores da Alegria

Projeto realizado pelo Instituto Flamboyant em parceria com a MKT Link e Fundação Dom Cabral tem patrocínio do Flamboyant Shopping Center
DOUTORES DA ALEGRIA

Quem já ouviu falar sobre o trabalho do Doutores da Alegria certamente sabe o encantamento que a trupe desperta nas crianças hospitalizadas. Um dos integrantes da organização, Angelo Brandini, é quem comanda a segunda palestra do projeto Vitrine do Conhecimento deste ano. O tema “Uma experiência de alegria em meio à adversidade”, poderá ser conferido dia 31 de maio, às 19h30 no estacionamento coberto Deck Sul 1 do shopping. O ingresso é simbólico. Basta doar um livro em bom estado de conservação a partir do dia 18 de maio no quiosque do Instituto Flamboyant, piso 1, ou enquanto houver convites disponíveis para trocas.

Brandini faz parte do Doutores da Alegria desde 1994, onde é coordenador de criações artísticas. Durante a palestra apresentará de forma interativa a filosofia e os valores da associação. Serão dedicados cerca de 80 minutos para discorrer sobre a importância da alegria como potencializadora da criatividade; a capacidade de transformar obstáculos em recursos e, de modo enfático, sobre como a presença inusitada do palhaço pode melhorar as relações humanas em locais adversos, como os hospitais e empresas, por exemplo.

Esta última afirmativa é testada e aprovada, já que há mais de 25 anos a associação utiliza a arte do palhaço para intervir junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social. A partir das intervenções, compartilha o conhecimento produzido através de formação, pesquisa, publicações e manifestações artísticas. Em todo o Brasil, a organização social sem fins lucrativos articula uma rede de iniciativas semelhantes.

A missão é estendida também às empresas por meio de palestras, oficinas e intervenções. Afinal, os Doutores da Alegria acreditam que o local de trabalho é onde os adultos se “internam”. As oficinas são desenhadas para cada organização ou empresa conforme a necessidade, mas o objetivo é um só: motivar os colaboradores a partir da interação e de insights a olhar e ouvir a si próprio e ao outro e, dessa forma, resignificar as relações e a vida.

“Na palestra, os participantes serão convidados a vivenciar a experiência da alegria apoiados em exemplos performáticos dos conceitos e personagens envolvidos em nosso trabalho”, adianta Angelo Brandini. Formado pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo, atuou em diversos espetáculos, cinema, novelas e especiais de TV. É também premiado autor e diretor de peças teatrais, além de redator e comentarista em programa de rádio.

Vitrine
A estreia da programação 2017 da Vitrine do Conhecimento em parceria com a MKT Link associada da Fundação Dom Cabral, em março, reuniu quase três mil pessoas em palestra de Claudemir de Oliveira, ex-executivo da Disney. Até o final do ano, outras duas atrações estão confirmadas: Maestro João Carlos Martins e João Portinari.

“Desejamos contribuir com a formação e o desenvolvimento das pessoas e para a disseminação de valores humanos. Estamos otimistas com a alta adesão ao projeto e acreditamos que o nosso objetivo inicial de alcançar mais de cinco mil pessoas nas quatro palestras deste ano será superado já na segunda palestra”, afirma a coordenadora geral do Instituto Flamboyant, Adeline Manso.

Acesso
O projeto é dirigido a clientes do Flamboyant Shopping Center, bem como a toda a comunidade goianiense, a profissionais e estudantes de diferentes níveis. Cada palestra terá em média uma hora de duração, tendo início sempre às 19h30, no estacionamento coberto Deck Sul 1 do shopping. As vagas são limitadas e o ingresso é simbólico: basta trocar por um livro em bom estado de conservação no stand Flamboyant Social, que fica no primeiro piso do shopping. As doações serão destinadas a organizações não governamentais atendidas pela entidade.

Serviço:
Vitrine do Conhecimento apresenta palestra com Doutores da Alegria 
Tema: “Uma experiência de alegria em meio à adversidade”
Realização: Instituto Flamboyant em parceria com a MKT Link associada da Fundação Dom Cabral
Patrocínio: Flamboyant Shopping Center
Data: 31 de maio, às 19h30
Local: estacionamento coberto do Flamboyant Shopping Center, Deck Sul 1
Ingresso: um livro em perfeito estado de conservação
Período para troca de ingressos: 18 a 31 de maio
Posto de troca dos ingressos: Shopping Flamboyant – Stand Flamboyant Social – Piso 1, em frente ao banco Bradesco.
Vagas limitadas

Sobre os Doutores da Alegria
Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil (OSC) sem fins lucrativos que há mais de 25 anos utiliza a arte do palhaço para intervir junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos e ambientes adversos. A partir das intervenções, compartilha o conhecimento produzido através de formação, pesquisa, publicações e manifestações artísticas, contribuindo para a promoção da cultura e da saúde e inspirando políticas públicas. O trabalho da OSC, gratuito para os hospitais, é mantido por doações e por atividades como as intervenções em empresas, cujos recursos, desde 1996, são revertidos para o fortalecimento da atuação da associação no país. Saiba mais em www.doutoresdaalegria.org.br

Sobre o Instituto Flamboyant

Para o Instituto Flamboyant, Responsabilidade Social se faz com gente. Afinal, são as pessoas, com suas ideias, atitudes e valores, que movem e transformam o mundo em um lugar melhor. Através de diferentes programas, a entidade, fundada em 2004, atende mensalmente mais de 400 alunos em seis campos específicos da arte e da qualidade de vida, e aposta nos valores humanos. Em pouco mais de uma década de história tem registrado depoimentos expressivos de pessoas que mudaram suas visões de mundo por meio do envolvimento com as atividades oferecidas.

Como destaque, os valores Humanismo; Entusiasmo; Inovação; Excelência e Perpetuidade são escolhidos para nortear a didática desenvolvida. Comprovando a eficácia da estratégia, as reflexões sobre os valores humanos não se restringem às salas de aula, e envolvem familiares e amigos dos alunos nos conceitos ministrados. Além de foco nas potencialidades do ser humano, desde 2014, o Instituto Flamboyant materializa em novos projetos, como a própria Vitrine do Conhecimento, a execução de sua missão de transformar pessoas em seres melhores por meio da educação e multiplicação do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento de todos.