Coaching na prática: Como aplicar técnicas e melhorar seu desempenho profissional?

Especialista dá dicas para quem pretende aprimorar competências e desenvolver novas habilidades

Os desafios do mercado de trabalho são constantes. Além da qualificação técnica exigida, o aspecto comportamental também é considerado decisivo no processo de contratação e estabilidade profissional. Peter Drucker, considerado pai da administração moderna, enfatiza essa realidade ao dizer: “as pessoas são contratadas pelas suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelos seus comportamentos”.

Isso evidencia que cada vez mais são requisitados profissionais que tenham inteligência emocional, autocontrole, confiança e foco para alcançar objetivos.  E é aí que o processo de coaching se tornar tão importante, já que a partir da sua aplicabilidade é possível ver resultados em aprimoramento de competências e desenvolvimento de novas habilidades.

A Psicóloga Organizacional e Sênior Coach pelo Instituto de Coaching Integrado, Dorothy Irigaray, conta que o coaching pode ser aplicado em diversas situações, seja para melhorar relacionamentos, comunicação interpessoal, capacidade de modificar comportamentos improdutivos, entre outros propósitos.

Uma pesquisa da Federação Internacional de Coaching (ICF) aponta que as pessoas que utilizam a técnica melhoram: 70% na performance profissional, 67% nas habilidades de gestão,  57% na qualidade da gestão do tempo,   51% na eficiência de equipes e 72% nas habilidades de comunicação.

Dorothy, que também é coordenadora do curso de pós-graduação em Essential Master Coaching do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG), menciona algumas práticas de autocoaching que podem ajudar a melhorar atitudes comportamentais no trabalho e que são focadas no aumento de desempenho.

– Estabeleça metas profissionais e pessoas: As metas são consideradas um guia para o profissional que deseja partir do estado atual para o estado desejado, explica Dorothy. “Você precisa entender onde está e onde pretende chegar para traçar caminhos mais certeiros”, complementa.

– Comemore cada meta alcançada: Reconhecer suas conquistas é uma excelente forma de se manter motivado. Identifique o seu mérito e compartilhe com as pessoas que contribuíram no processo. Tornando-se parceiros daqueles que estão próximos a você, principalmente sua equipe.

– Aprenda a dialogar: O diálogo é importante em qualquer tipo de relacionamento. Seja no aspecto pessoal ou profissional, o principal beneficiado com este hábito é você, afirma a professora do IPOG. “Ser aberto a novos projetos e saber trocar ideias ajuda no comprometimento do outro e contribui para o alcance dos seus objetivos”, considera a coach.

– Cultive o pensamento positivo: Em todas as situações vivenciadas, tente identificar os aspectos positivos e o que você aprendeu com determinada experiência. Todas as atividades que você executa devem ser vistas como oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

Essas são apenas algumas dicas que podem ser aplicadas no seu dia a dia de trabalho e que contribuem para o alcance da sua satisfação profissional, resultando em mais produtividade e engajamento em suas atividades.

(Visited 6 times, 1 visits today)