Dia dos Pais: Trabalho em família reforça laços

Pai e filha dividem alegrias e desafios trabalhando em um mesmo supermercado

Acordar cedo, se arrumar, despedir da família e ir para o trabalho. Para muitos, essa é uma rotina de todos os dias. Para Lucilene Ferreira Alves, líder de atendimento do Bretas, a história é um pouco diferente: ela vai trabalhar acompanhada do pai, Onoferino Alexandre Alves, com quem divide o ambiente laboral, já que ele é auxiliar de hortifrúti também no Bretas.

Há seis anos, Luciene desempenha suas funções no supermercado e viu ali uma oportunidade para que seu pai trabalhasse com mais conforto e mais próximo a ela. “Ele trabalhava na construção civil e buscou emprego aqui. Indiquei o nome dele à área de Recurso Humanos e ele foi contratado”, relembra.

A relação entre os dois sempre foi boa, mas o convívio maior fez com que eles pudessem se aproximar. Além de morarem próximos, eles vão juntos para o trabalho e lá têm contato com frequência. “Nos damos muito bem. Minha relação é boa com meus quatro filhos. No trabalho, da maneira que trato minha família, gosto de tratar meus colegas, e foi isso que ensinei a eles”, comenta Onoferino.

Mas se engana quem acha que os papeis não são divididos. “Temos contato direto, mas de funcionário com funcionário. É totalmente diferente. Resolvemos problemas profissionalmente”, comenta Luciene. Com tanta discrição, nem mesmo os colegas desconfiavam do parentesco dos dois. “O pessoal ficou sabendo depois, demorou um pouco, mas não vejo problema algum nisso”, diz Onoferino, achando graça da situação.

Em casa, pai e filha reassumem seus papeis. Trocam ideias, comentam assuntos em comum e, é claro, sobre o serviço desempenhado ao longo do dia. “Essa é a oportunidade que temos para conversar, porque lá somos totalmente profissionais”, ressalta Luciene. Onoferino concorda: “isso é bom, porque quando ficamos mais juntos, nossa relação tem mais força. Podemos trocar ideias para refletir e continuar fazendo o bem”.

Sobre a Rede Bretas

Fundado em 1954, o Bretas está entre as maiores redes supermercadistas do País, com 81 lojas distribuídas nos estados de Minas Gerais e Goiás. Desde 2010 integrou-se ao Cencosud, um dos principais grupos varejistas do mercado latino americano com presença na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru, e um escritório comercial na China. No Brasil, o Bretas conta com cerca de 8 mil colaboradores que trabalham para oferecer aos clientes qualidade, variedade e preços baixos. www.bretas.com.br/

Sobre o Grupo Cencosud

Líder em vendas na América Latina e 4° maior supermercadista no Brasil, o Grupo Cencosud busca fornecer os melhores serviços, preços e produtos aos seus clientes. Para atingir esta meta, opera no país com mais de 211 lojas e cerca de 28 mil colaboradores, estando presente em oitos estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e Sergipe) por meio das bandeiras GBarbosa, Bretas, Prezunic, Perini e Mercantil Rodrigues. Possui ainda um escritório administrativo na cidade de São Paulo. No país desde 2007, o Grupo Cencosud atua com vários modelos de varejo: super e hipermercados, farmácias e lojas de eletroeletrônicos (Eletro Show). Fundado em 1963, possui ações nas bolsas de Santiago e Nova York, além de atuar em cinco países – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru – e manter um escritório comercial na China. A companhia emprega diretamente mais de 140 mil colaboradores em mais de 1.100 estabelecimentos comerciais.