Vantagens de utilizar técnicas de jogos no processo de aprendizagem

O foco dessa técnica é adaptar conceitos e ideias de jogos para o mundo real

Há alguns anos, a gamificação está se tornando cada vez mais presente no universo da educação e dos negócios. Essa técnica tem a funcionalidade de adaptar conceitos e ideias de jogos para o mundo real, com o enfoque de incentivar a realização de tarefas ou desafios.

Nayra Bernardes, Fundadora e Diretora Executiva na WINNER Gamificação, Educação e Negócios, pontua que dentre os elementos utilizados no processo estão a competição, cooperação, aplicação de fases e entrega de prêmios, por exemplo.

A especialista considera que a gamificação é uma oportunidade de resolver problemas cotidianos de forma mais engajada e inovadora. Marketing, vendas, negócios, treinamentos, recrutamento e seleção são áreas que já estão usando esses recursos no dia a dia.

Segundo uma estimativa do Gartner, até 2018, a gamificação será um mercado de mais de 5 bilhões de dólares no mundo todo e, até 2020, 70% das 200 empresas que compõem o Raking Global da Forbes, planejam utiliza-la para aprimorar suas estratégias de marketing.

E para entender como a gamificação pode ajudar a melhorar o aprendizado e contribuir para o engajamento de pessoas no universo corporativo, a professora do curso de Gamification: Mecânica de jogos em ambientes de aprendizagem e negócios do IPOG, apresenta cinco benefícios:

1- Aumenta o engajamento

Colaboradores gostam de desafios que gerem pontuações, premiações, recompensas, que levam ao reconhecimento do trabalho executado ou evoluído. O que contribui para o que o engajamento dos profissionais cresça cada vez mais.

Já na educação, a gamificação permite que as aulas se tornem mais atraentes e contextualizadas. Afinal, em vez de receber a informação de modo vertical, os alunos interagem e precisam tomar decisões, por meio de atividades desafiadoras que contribuem para o processo de ensino aprendizagem.

2- Compromisso com metas e propósitos

Assim como nos jogos, as metas empresariais são consideradas fases que precisam ser cumpridas. Quando os colaboradores têm conhecimento do que estão executando e recebem feedback instantâneo por meio de rankings e placares de desempenho, isso gera motivação.

Já na educação, é possível estimular a realização de atividades ou o interesse em obter mais conhecimentos por parte dos alunos por meio da lógica de ganhar pontos ou passar de fase. Assim, o conteúdo passa a fazer sentido e torna-se lúdico, proporcionando mais absorção e retenção do conteúdo.

3- Envolvimento dos participantes

Seja no campo da educação ou dos negócios, o processo de aprendizado é construído de forma coletiva a partir da aplicação das técnicas de jogos. Assim, o colaborador ou o aluno tem a oportunidade de contribuir com suas ideias e conhecimentos e até mesmo deixando lições aprendidas para novos participantes. Ou seja, os jogos permitem mais facilidade na transmissão do conhecimento e experiências profissionais.

4- Fidelização do cliente com a marca

Ao ter que cumprir desafios, o cliente “passa de fase” e é possível adquirir uma pontuação que o permite obter uma série de recompensas junto à empresa. Isso lhe dá uma condição de reconhecimento por meio de um ranking. Assim, o cliente que têm uma série de benefícios e pontuação acumulada, aumenta seu engajamento com a marca resultante na fidelização junto à empresa na tentativa de adquirir mais vantagens e/ou manter as que já conquistou.

5- Aumento da produtividade

A gamificação permite monitorar condições comportamentais em ambientes gamificados. Deve-se traçar uma estratégia para definir os elementos concretos para a motivação dos membros da equipe, a fim de aumentar a sua produtividade. Para isso, é importante se ater a algumas questões: identificar a condição motivadora; identificar qual o comportamento quer estimular para canalizar os esforços e direciona-los e aplicar os elementos da gamificação, que envolve cumprimento de tarefas/desafios, recompensas, ranking e linguagem adaptada aos jogos.

(Visited 25 times, 1 visits today)