Meia maratona de música eletrônica no fim de ano em Goiânia

Dezembro eletrônico em Goiânia divide o mês entre sala de aula e pista

Foto de Julio Vieira

Muito se faz em Goiânia no âmbito da música quando se é adepto do sertanejo e do rock. No campo da música eletrônica, a acessibilidade é mais difícil, com uma constância mensal, ou menor. Mas isso tem mudado de figura nos últimos meses com grupos novos, de três a cinco anos de existência, que têm trazido a tona o desfibrilador dessa cena, sem respiração já há algum um tempo. Prova disso, é que no mês de dezembro Goiânia vai receber históricos tres workshops e dois eventos do segmento, em frente absolutamente diferentes, se tratando de comunicação e direcionamento. Confira o cronograma:

1º de Dezembro – Jornada dupla entre a DOX Store e El Club, traçam a passagem de André Salata, um engenheiro sonoro paulista que trará para cá um duplo conteúdo: um pra por no papel, o outro pra por na pista. André chega a Goiânia e ministrará um workshop às 21h na DOX, onde a temática será finalização e técnicas de fechamento e construção de uma faixa, voltado para o tema Mix e Master, processo relativo a essa descrição. O workshop Menos é Mais está sendo oferecido pela produtora/selo Nin92wo do DJ Alex Justino, onde também oferecem o segundo momento de Salata aqui. André também é DJ e Produtor, e com esse cajado se apresenta na pista do El Club na festa URBANÓIDE, curada e idealizada pela DJ que também se apresenta, dona da porra toda, Morgana. Para quem se interessa pela sequência, pra começar o mês com os dois pés no ouvido, seguem os links com as infos de horário e preço de cada uma das programações:

WORKSHOP + inscrição | Início  21h
https://www.facebook.com/events/1939617699611022/
+
https://www.sympla.com.br/menos-e-mais–workshop-de-producao-com-andre-salata-sp__215793

URBANOIDE | Início 23:30h
https://www.facebook.com/events/950946938396878/

3 de Dezembro – A cidade recebe ineditamente um evento que está absolutamente separado de todas as frentes aqui. O acontecimento se chamará Batuque de Sample. Se consiste na seguinte ideia: vários produtores em frente a uma estação de setups e instalações, botando som a perder de vista e com a única finalidade de preencher o ambiente com muito lead, synths e linhas de baixo AO VIVO. Com formato idealizado para a música de risco que já aconteceu em outras localidades do mundo e pouquíssimas aqui no país, o evento contará com 7 produtores locais, dentre eles Orange Boy, Abdala, New Era, Killing Robotz, Avá Canoeiro, Pri Loyola e Kroika. O evento acontecerá no Complexo Estúdio, que fica no centro da cidade. Será aberto a circulação (lê-se GRATUITO). Mais informações, por aqui:

https://www.facebook.com/events/1602482303124111/

5 de Dezembro – Quatro dias depois separam os sedentos por conteúdo de um workshop voltado exclusivamente para a carreira e técnicas de mixagem em toda sua performance. O evento que oferece é a maior escola para DJs e produtores do estado e região, a Music Lab. O evento será ministrado pelos DJs e instrutores da instituição Fábio Ferrá e Guilherme Alb, os quais tratarão as seguintes frentes: mixagem, dinâmica, performance, carreira, presskit, release e vários outros temas abordados. Será dividido entre os dois as temáticas citadas em 3 horas de conteúdo e com inscrição GRATUITA. Maiores informações:

WORKSHOP + inscrição
https://www.facebook.com/events/151747398888032/
+
https://goo.gl/forms/7Ehk5Zzn84E3QURS2

10 de Dezembro – ILLUSIONIZE, um dos fenômenos rebentos dessa nova safra da região Centro-Oeste pro mundo, se apresenta em um evento exclusivo para a sua apresentação (somente com warm ups e intervalos breves) no segundo domingo do mês, na esplanada do Centro Cultural Oscar Niemeyer. Todas as informações, aqui:

https://www.facebook.com/events/1086829174786784/

16 e 17 de Dezembro – Para fechar a sequência de batidas e samples do último mês e atípico do ano, o Galpão, complexo criativo que é o reduto do Rap hoje em Goiânia,  em parceria com Mortão VMG, expoente da produção musical do gênero no país, oferecem 2 módulos de curso para produção musical e beatmaking. Com dois dias de módulo básico e avançado, eles oferecem conteúdos como: mixagem básica, plugins, harmonia e afinação, masterização, dentre vários outros. Maiores informações aqui:

https://www.facebook.com/events/130195637755301/
+ (inscrição)
https://www.sympla.com.br/workshop—producao-musical-mortao-vmg__216454

16 de Dezembro – Voltando a marcar presença no fechar da programação de Dezembro, a Nin92wo trás em parceria com a DOX Store, casa que abraçará a empreitada. Um evento híbrido, digno de agradar a gregos e goianos amantes da música eletrônica e do soul/jazz. Não, você não leu errado. Serão 2 pistas: uma assinada pela incansável Nin92wo e a outra pela casa. No line da pista da 92 estão: Alex Justino, Morganna, LuizFribs, Roan, Alienato, Marcal e Hosben
Maiores infos:

facebook.com/nin92wo
facebook.com/doxst

23 de Dezembro – Quase Natal, vespera de comilança, a Spirit Of House em parceria com a Room Noise e outros parceiros trazem a Goiânia GUI BORATTO, em apresentação que irá compor um line com outros 9 DJs regionais (entre GYN/BSB e ANÁPOLIS) com a promessa de uma pista que irá do 0 ao 100 em aproximadamente 8 horas de festa. O evento acontece no Goiânia Arena e te início Às 23h. Todas as infos, aqui:

https://www.facebook.com/events/147809752610424/

 

Autor – Salomão Augusto, escritor freelancer e produtor cultural.