Coluna PraComer – Projeto incentiva turismo gastronômico na Europa

A empresária goiana, Rayane Jacobson, uniu o turismo e a gastronomia em um projeto inovador que acaba de ser lançado. O Entre Cozinhas – Aprendendo pela Europa, como é chamado, oferece experiências únicas  para quem considera a melhor parte de qualquer viagem conhecer restaurantes, experimentar novos sabores ou bater um papo com um chef. O objetivo é levar brasileiros turistas para conhecer cozinhas e escolas de gastronomia em seis cidades europeias, durante os dias 03 e 18 de fevereiro, com cursos de gastronomia e degustações.

São 13 cursos práticos e cinco experiências já agendadas em Portugal, Espanha, França e Itália. Além disso, o grupo de até 10 pessoas irá jantar em um restaurante 3 estrelas do Guia Michelin, a maior referência gastronômica no mundo. No total, incluídos no pacote, serão 13 refeições, além do café da manhã na hospedagem.

De acordo com Rayane Jacobson, a ideia foi reunir duas expertises em um só negócio. “Agregamos o melhor de cada lugar para vivenciar, de forma conjunta e intensa, a riqueza gastronômica da Europa. É uma oportunidade única de conhecer os sabores destes países e os seus segredos na cozinha”, explica. A empresária já acumula 6 anos de dedicação ao turismo, mesmo tempo que trabalha com buffet de comidas, o Arte Gourmet, e que realiza o projeto junto com o La Sommelière. A operação é em parceria com a agência Just Tour.

Entre Cozinhas – Rayane Jacobson (de branco) e parceiras do projeto

Durante a experiência em cada país, profissionais que são referência estarão a disposição para os participantes, sejam eles profissionais, estudantes ou amantes da gastronomia. Em Portugal, o roteiro inclui curso de azeite, vinho do Porto e Bacalhau. Na Espanha, serão oferecidos cursos de tapas e de gastronomia molecular, além de tour de happy hour com degustação de tapas e pintxos, como é conhecido em San Sebastián, e o jantar no restaurante estrelado do Guia Michelin.

Na França, o enfoque será culinária francesa, pâtisserie e chef experience, atividade exclusiva e inédita, que abordará desde a preparação do menu, passando pela definição do cardápio, ingredientes e utensílios. No último destino, a Itália, será o maior número de cursos: massas, risotos, café, pães, pizzas e bisteca fiorentina. No país, também será realizada degustação de queijos e vinhos.

Com saída de São Paulo, os turistas receberão acompanhamento desde o Brasil com tradutora multilíngue.

Nathan Sampaio

Mato-grossense, 24 anos, criador e editor do Midiacult e jornalista. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Mato Grosso decidiu, depois de ser vendedor, projetista, assessor, social media, diagramador e web designer, que também queria um site. E tá aí, o Midiacult pra vocês.