Ditado de fim de ano: Evite exageros na alimentação durante as festas

Reunir a família em volta da mesa e celebrar o natal e o ano novo com uma ceia especial é tradição na maioria das casas brasileiras. E o que não falta nesses jantares, são alimentos preparados com ingredientes deliciosos, mas muitas vezes calóricos, gordurosos e que podem colocar a dieta em risco. Mas como resistir a essas tentações e manter uma alimentação saudável nessa época do ano?

Se alimentar bem durante esse período de festas não é uma tarefa fácil, mas é uma tarefa possível. “Dá para comer de forma consciente, tudo depende da vontade e do controle. É preciso pensar e escolher as opções e não ir na base do “pegar um pouco de tudo”, que no final se transforma em um prato exagerado. É preciso dar prioridade para as comidas saudáveis e não abusar das quantidades”, explica a médica especialista em Nutrologia-Ortomolecular-Longevidade humana Samira Stefano.

Médica Samira Stefano explica como evitar os exageros na alimentação durante as festas de final de ano (foto divulgação)

Comemorações deste tipo normalmente envolvem brindes com bebidas alcoólicas. Nesse momento, é importante optar pelas menos calóricas.  “O gin, e os espumantes são as melhores opções, são as que contém menos calorias. No caso dos drinques é melhor dar preferência para os que não contém açúcar, e nada daquelas batidas com leite condensado”, aconselha Samira.

Além de tomar cuidado com as quantidades, também é preciso fugir de certos tipos de alimentos comuns nessa época do ano “Tem que evitar o excesso de doces, de frituras, de alimentos caramelizados, dos queijos gordos e também daqueles molhos calóricos na salada. E fugir dos refrigerantes e dos petiscos, porque muitas vezes perdemos a noção do quanto bebemos e comemos durante esse período de descontração”, comenta a médica.

É preciso tentar manter uma rotina fora dos horários da ceia, consumindo frutas e vegetais, e não abandonar o consumo de água. Também é importante manter a prática de algum exercício físico. Na hora da ceia, não deixar as saladas de folhas de lado, porque elas ajudam na saciedade.

“Muitas pessoas acreditam que comida saudável é sinônimo de comida sem graça, mas não é bem assim. O segredo está no saber preparar os alimentos. Cozinhar é um hábito que foi perdido com a correria do dia a dia, sendo assim as pessoas começaram a consumir cada vez mais os fast foods, lotados de sal, frituras e conservantes, e perderam o prazer em apreciar os alimentos. A combinação da “comida de verdade” com a receita certa e temperos naturais proporcionam refeições maravilhosas”, finaliza a especialista.