Voltar à sala de aula com sede de conhecimento

Projeto de Educação para Jovens e Adultos desenvolvido pela Dinâmica Engenharia, em parceria com o Sesi, forma mais uma turma de trabalhadores no 9º ano. Colaboradores já se preparam para aulas do ensino médio

“Até então nunca tinha vivenciado uma formatura na minha vida já nessa idade, então foi um momento em que me emocionei muito, me senti muito orgulhoso e feliz”. O depoimento emocionado é do encarregado de instalações da Dinâmica Engenharia, Osvaldo Silva, 54 anos, que é um dos 13 alunos que se formaram neste mês de dezembro no 9º ano do ensino fundamental. A conquista foi a partir do projeto de Educação para Jovens e Adultos (EJA) desenvolvido pela empresa em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi). Os trabalhadores frequentavam as aulas na escola montada no canteiro de obras do Residencial Detail Vaca Brava, em Goiânia.

Para Osvaldo, voltar à sala de aula depois de 32 anos longe dos estudos foi um grande desafio, mas que foi alcançado com o forte apoio de sua família. “Minhas filhas e a esposa sempre me incentivaram a estudar. Elas me ajudaram com as atividades e algumas dúvidas que surgiam em casa”, lembra.

“É uma iniciativa que, não só traz uma melhora na autoestima do trabalhador, como também garante para a empresa um profissional melhor preparado“, diz Luciana Lima, gestora de RH da Dinâmica Engenharia.

O próprio Osvaldo admite que buscou, inicialmente, o projeto do EJA mais para se adaptar à novas tecnologias na obra, mas agora ele não quer parar e já se prepara para o ensino médio. “No começo eu queria era mais ter uma instrução melhor para aprender usar alguns equipamentos que já temos na obras, como os tablets. A melhora do desempenho na leitura também foi muito conveniente tanto na minha vida profissional quanto na pessoal”, conta o encarregado.

Empolgados com a formatura no 9º ano, os 13 colaboradores do canteiro de obra da Dinâmica já pensam no futuro e se preparam para ingressar na turma de ensino médio que acaba se ser criada pela Dinâmica Engenharia, em parceria com o Sesi. “Eles são muito especiais, depois de anos longe da sala de aula aceitaram o desafio de voltar a estudar. Apesar das dificuldades, estão vencendo as etapas, e na última formatura notamos o orgulho deles em vencê-lo”, ressalta a técnica de segurança do trabalho da empresa, Marta Vilela, que acompanhou o crescimento desses alunos ao longo do projeto. A Dinâmica Engenharia, por meio do projeto implantado em parceria com o Sesi,  já ajudou a formar mais de 750  pessoas.

Números

Iniciativas como a da Dinâmica Engenharia, desenvolvida em parceria com o Sesi, têm ajudado a mudar, para melhor, as perspectivas de colaboradores operacionais da construção civil, setor onde ainda é grande a presença de mão de obra com baixo nível de instrução.