Aberta convocatória para seleção de pesquisadores em dança para atuar no projeto “Performar Arquivos – edição Goiânia”

Projeto discute história, curadoria e acervos de dança
Ação Vizinhas, Pau pra toda obra Produções Artísticas & Olhares para a Dança convidam para seleção de artistas, pesquisadores (as), curadores (as), professores (as) e/ou gestores (as) de acervo nos campos da dança contemporânea, acervo e história da dança para participar do projeto Performar Arquivos – edição Goiânia, que acontecerá de fevereiro a junho de 2018, em Goiás. As inscrições vão até dia 18 de fevereiro e a divulgação dos resultados acontece dia 26 de fevereiro.
O projeto pretende fomentar a pesquisa em dança na cidade de Goiânia. Aceitamos inscrições de pessoas que se interessem em pesquisar os temas propostos, mesmo que não tenha uma prática ou experiência formal na pesquisa de arquivo em dança.
O projeto, aprovado pelo Fundo de Arte e Cultura de Goiás da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), possui como objetivos principais:
– promover a troca de experiências, reflexão e produção crítica acerca da dança em seus processos de arquivamento (catalogação, indexação, tipos de registros dos trabalhos artísticos: fotos, vídeos, etc);
– aproximar pesquisadoras, pesquisadores e coletivos de quatro estados (GO, RJ, PE e SP), a fim de discutir e pensar questões locais da dança na cidade de Goiânia; e
– ampliar o diálogo e pensar/aprender com a questão dos corpos com deficiência.
Os (as) interessados(as) podem se inscrever em uma das duas categorias: 1) pesquisadores (as) ou 2) pesquisadores(as)-colaboradores (as). São duas vagas para a categoria pesquisadores(as), com cachê de R$ 3.700,00; e três vagas para a categoria pesquisadores (as)-colaboradores(as), que irão receber cachê de R$ 1.700,00. Para se inscrever na categoria pesquisador (a) é desejável que possua experiência no campo da pesquisa ou que esteja vinculado a uma instituição de ensino ou pesquisa.
A seleção será feita em duas etapas:
1) análise de currículo e carta de intenção. O candidato ou candidata deve destacar se possui produção acadêmica e/ou artística no campo da memória, história e arquivo; e
2) entrevista (online), em fevereiro.
Os (as) cinco classificados (as) farão parte da equipe do projeto, se comprometendo a participar de reuniões e ações do projeto em todas as fases.
Necessário disponibilidade para o projeto nos seguintes momentos:
i. pesquisa continuada: encontros duas vezes por semana, sendo um deles no período vespertino da sexta-feira e o outro a combinar (08 horas por semana), de fevereiro a abril de 2018. Durante esses encontros, iremos dialogar com artistas, coletivos e núcleos da cidade para encontrar materiais que alimentem a pesquisa;
ii. residência imersiva de três dias (18 horas) – data provável no final março, em local em Goiás a ser definido. As despesas de translado, hospedagem e alimentação serão pagas pelo projeto;
iii. encontros de partilha chamados “Performar Arquivos – compartilhamento”, previstos para junho;
iv. produção de conteúdo para a plataforma online;
v. presença no evento de finalização, aberto ao público, onde serão exibidos os resultados do projeto.
As inscrições devem ser pelo e-mail performararquivos.goi@gmail.com assunto SELEÇÃO PARA PESQUISA, nome do candidato e categoria. O candidato deverá enviar currículo e carta de intenção como anexos.
 
Quem é quem no Ação Vizinhas
O “Perfomar Arquivos – edição Goiânia” é uma iniciativa do Ação Vizinhas, que reúne os projetos de pesquisa de Pernambuco (Acervo Recordança – Ailce Moreira, Elis Costa, Ju Brainer, Taína Veríssimo, Liana Gesteira, Roberta Ramos e Valéria Vicente), São Paulo (Acervo Mariposa e Cartografia de ficções – Nirvana Marinho) e Rio de Janeiro (Temas de Dança – Flavia Meireles).
Em Goiânia, Ação Vizinhas inclui o grupo de acervo e pesquisa Olhares pra Dança (olharespradanca.art.br), com as pesquisadoras Luciana Ribeiro e Valéria Figueiredo.
Breve apresentação
Quatro ações culturais em dança se apresentam em formato coletivo assim chamadas Ação Vizinhas e tem, desde 2014, proposto iniciativas de reflexão acerca de história, curadoria e acervo de dança no contexto da dança contemporânea nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. Foram realizadas três ações, em formato de residências artísticas: uma em Petrópolis (Festival “Conversas de Dança”, em 2014) e duas em São Paulo (2014 e 2016).
Nesta última residência, subsidiada pelo Instituto Goethe em São Paulo, tivemos, além das pesquisadoras do Ação Vizinhas, a presença de curadoras e pesquisadoras internacionais (Adolphe Binder e Sigrid Gareis). Com “Performar arquivos – edição Goiânia”, estão previstas ações que compreendem criação de grupo de pesquisa, residência, produção e difusão de material em plataforma online com pesquisadores do estado de Goiás e de outros estados brasileiros, em Goiânia.
Comunicação
Catherine Moraes – 062 9 85570861 – catherinemoraessilva@gmail.com / comunicaconceito@gmail.com
Coordenação
Nirvana Marinho -11 976550982 – nirvana.curadoria@gmail.com
Flavia Meireles – 21 9
luizgama@canalgama.com.br
Produção Goiânia
Gisa Carvalho – 62 81465959 – gisa.go@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *