Banho e tosa em gatos garantem bem-estar ao animal

Segundo a veterinária da Via Cat, Paula Maria Gomes, os procedimentos reduzem a chances de problemas secundários e ajudam a prevenir doenças nos felinos

Algumas pessoas acham que gatos não devem tomar banho pelo fato de eles já serem animais higiênicos. Outros usam aquela velha desculpa de que os felinos não gostam de água e que por isso é melhor não dar banho. Gatos são sim animais bastante higiênicos, estão sempre se limpando, precisam ter suas caixinhas de areia e seu espaço sempre bem limpinhos para evitar estresse e para que seu intestino funcione regularmente. Mas também necessitam ser lavados e tosados regularmente.

Muito se questiona sobre os benefícios envolvendo o banho e a tosa para os animais. Mas nem sempre se vai a fundo sobre a importância que representam para a saúde dos pets. Isso porque ela fica muito restringida à questão estética e se esquece dos benefícios que os procedimentos trazem.

Segunda a Veterinária da Via Cat, a primeira Pet Store exclusiva para gatos em Goiás, Paula Maria Gomes, o banho e a tosa não são apenas para o animal ficar cheiroso, mas sim para garantir o seu bem-estar e consequentemente uma boa saúde. “O processo auxilia na higiene dos felinos, reduzem a chances de problemas secundários e ajuda a prevenir doenças. O banho e a tosa são imprescindíveis ainda mais quando os animais vivem em contato direto com membros da família”, afirma Paula.

Gatos com pelagem mais vasta e longa, por exemplo, precisam de muita escovação nos pelos, além do banho e da tosa, pois os fios embaraçados podem ser o ambiente perfeito para o acúmulo de sujeira e o aparecimento de problemas como a dermatite.  A recomendação é de que os felinos tomem um banho a cada 15 dias.

No caso da tosa, a quantidade de pelagem também é um fator determinante e deve ser observada. Para manter seu gato longe de complicações, o mais indicado é que ele seja levado para uma tosa higiênica mensalmente em algum local com profissionais de confiança; e não é uma boa ideia arriscar fazer o procedimento sozinho – até porque, cortar as unhas dos bichinhos é uma tarefa delicada, e se isso não for feito de maneira correta, o seu pet pode acabar saindo machucado.

Em Goiânia esse tipo de tratamento pode ser encontrado na Via Cat, que possui um centro de estética dedicado exclusivamente para felinos, e profissionais especializados em gatos. Além disso, a loja conta com mais de dois mil produtos exclusivos, variados em alimentos, granulados sanitários, snacks, brinquedos e uma farmácia veterinária para felinos. A unidade fica no setor Nova Suíça e funciona das 9h às 19h, de segunda a sábado.