Primeiro prédio a atender novas exigências de segurança contra incêndios em Goiânia

Dentre muitos itens, a norma de desempenho NBR 15.575/13 estabelece, por exemplo, que a estrutura do edifício deve ser capaz de conter o alastramento do fogo por 90, 120, 150, ou 180 minutos dependendo da altura do prédio. Possibilitando assim uma evacuação segura de moradores

A fita corta fogo é capaz de conter o alastramento do incêndio por 90, 120, 150, ou 180 minutos dependendo da altura do prédio

Desde 2013, está em vigor a Norma de Desempenho para edificações NBR 15.575/13, que dentre muitos itens, estabelece padrões mais rígidos e elevados para a resistência ao fogo a serem adotados nos elementos estruturais e de compartimentação de uma edificação residencial. A norma estabelece, por exemplo, que a estrutura do edifício deve ser capaz de conter o alastramento do fogo por 90, 120, 150, ou 180 minutos dependendo da altura do prédio. Possibilitando assim uma evacuação segura de moradores em caso de incêndio.

Em Goiânia, Residencial Portal dos Mares, no Setor Negrão de Lima, é o primeiro edifício residencial da cidade a ser entregue já com o atendimento de todas essas novas regras de segurança. Para atender NBR 15.575, o empreendimento  da CMO Construtora adotou algumas inovações construtivas, que deverão ser vistas também nos próximos edifícios a serem entregues em Goiânia, como por exemplo, a Fita Intumescente (fita corta fogo) usada na vedação de  tubulações hidráulicas e elétricas. O material impede a passagem do fogo, de gases quentes e fumaça para outros ambientes. “A aplicação dessas fitas corta fogo ao redor da tubulação evita, por exemplo, com que o fogo ultrapasse para o andar de cima. Isso só ocorre porque quando a Fita Intumescente sofre aumento de temperatura,ela derrete preenchendo a passagem com o seu material, impedindo a passagem do fogo para outra unidade”, explica  a engenheira civil Mariana Cátima, gestora do setor de engenharia da CMO Construtora.

De acordo com a engenheira, a NBR 15.575/13 diz que estrutura de um prédio precisa ser capaz de conter a propagação do fogo em larga escala de acordo com a altura de cada prédio.  Ela explica que para atender a essa exigência, na obra do Residencial Portal dos Mares, as paredes do fosso do elevador foram rebocadas fazendo com a alvenaria suporte o fogo por mais tempo, assim como as vigas e pilares tiveram espessura alargada. “Com todos esses cuidados há mais chances de sobrevivência e de fazer um resgate pelos bombeiros em caso de um incêndio”, explica Mariana.

Fita Intumescente (fita corta fogo) é usada na vedação de tubulações hidráulicas e elétricas

Mais segurança

A síndica do Portal dos Mares , Ana Flávia Sales, será uma das responsáveis pelas decisões de manutenção do primeiro prédio construído em Goiânia totalmente dentro das novas recomendações da NBR 15.575/13. “É imensurável os benefícios dessas novas normas de segurança para os moradores e trabalhadores do condomínio. Na ocorrência de um sinistro ou incêndio oferece chances de resgate, chance de pessoas saíram a tempo com vida e ilesas, chance de apagar o fogo, chance de chamar o Corpo de Bombeiro em tempo, enfim chance de salvar vidas”, reforça Ana Flávia Sales.

A gestora de engenharia da CMO explica que a nova Norma de Desempenho traz uma nova cultura não apenas para o setor da construção mas para todos os consumidores, que agora passarão a ser orientados quanto aos cuidados que precisam ter para manter e prolongar a vida útil de seu imóvel. “Nós adotamos, inclusive, o procedimento de treinar os síndicos dos prédios que entregarmos ao longo de cinco anos até que todos absorvam as mudanças”, diz Mariana Cátima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *