Carnaval de Pirenópolis fará viagem no tempo

Carlinhos Trivelli e Banda levarão samba, marchinhas e axé dos anos 1990 durante a programação de carnaval do Divino Lounge Café em Pirenópolis

Carlinhos Trivelli

As canções que nunca saem de moda nos carnavais estarão na voz do cantor Carlinhos Trivelli que promete animar os foliões de Pirenópolis no Divino Lounge Café este ano. Marchinhas de carnaval, samba e os hits do axé da década de 1990 vão dominar o repertório do artista, que estará acompanhado de uma banda para movimentar o público do espaço e promete muita “energia”.

Canções como: ‘Mamãe eu quero’, ‘Jardineira‘ e ‘Cabeleira do Zezé’ serão algumas das marchinhas a serem cantadas por Trivelli. Músicas que fazem parte do repertório popular e estão ligadas à história do carnaval brasileiro.

Este gênero musical marcou os carnavais do Brasil no período entre as décadas de 1920 e 1960. Sempre com letras irreverentes, muitas vezes elas viraram símbolo de protesto. Depois, foram substituídas pelos sambas de enredo por uma questão financeira. As escolas de samba não queriam pagar os altos preços cobrados pelos compositores.

O samba enredo, aliás, é uma variação musical derivada do samba de roda. Considerado como o mais original gênero da música brasileira, o samba é uma herança dos antigos batuques trazidos pelos africanos que vieram com escravos para o Brasil que, no século XIX, juntavam-se em rodas onde improvisavam versos. Assim surgiu o samba de roda que se tornou gênero musical popular dominante nos subúrbios e, depois, nos morros cariocas na virada do século XX. A partir de 1930, surgem os sambas enredos que hoje são cantados pelas escolas de samba.

No show do Divino Café, Carlinhos e banda incluíram na setlist os clássicos sambas: ‘Triste Madrugada’, sucesso na voz de Beth Carvalho; ‘A Voz do Morro’ cantada por vários artistas como Luiz Melodia, Diogo Nogueira e Jorge Aragão, e ‘Tristeza’ que também teve inúmeros intérpretes como Jair Rodrigues, Toquinho, Beth Carvalho, entre outros.

Por fim, a viagem musical no Divino Lounge Café trará também um estilo musical marcante na infância e adolescência de muitos, o axé, o ritmo que dominou as paradas musicais em grande parte do Brasil na década de 1990, antes da ascensão do sertanejo como ritmo mais popular.

Canções como ‘Prefixo de Verão’ da Banda Mel, ‘Milla’ emplacada pelo cantor Netinho e ‘Leva Eu’, um dos grandes sucessos da Banda Eva, que à época tinha como vocalista Ivete Sangalo, também estão no repertório.

Trivelli já animou carnavais em Porangatu, Ceres, Rialma e em 2017 tocou no Clube de Engenharia, em Goiânia. O repertório, diz ele, deve agradar públicos de várias idades. “O ano passado mesmo nós vimos crianças cantando marchinhas com a gente, então, estas músicas não têm idade”, afirma.

O vocalista e guitarrista tem diversas influências musicais como os ícones da MPB, Djavan, Caetano e Gil. Residente em Anápolis, o cantor tem 28 anos de estrada e começou na música “por acaso” ao fazer parceria com um amigo.

Divino

O Divino Lounge Café fica no Largo do Bonfim. Ao lado da Igreja do Bonfim, o estabelecimento funciona em imóvel tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e que integra o Quinta Santa Bárbara Eco Resort, empreendimento turístico totalmente sustentável e que está em construção na cidade.

Serviço

Assunto: Carnaval 2018 em Pirenópolis

Data: domingo e segunda-feira (11 e 12 de fevereiro)

Horário: 19h às 22h

Local: R. do Bonfim – Centro, Pirenópolis (ao lado da Igreja do Bonfim)

Entrada: sem couvert artístico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *